Você tem sede de quê? Entendendo o seu tipo favorito de café - Tassinari Cafés

Você tem sede de quê? Entendendo o seu tipo favorito de café

Você alguma vez já ficou encarando embalagens de café e se perguntando se levaria ela pelo cheiro, pelo design, pelo nome da marca ou até por algum selo apelativo? Já sentou em uma cafeteria e ouviu alguma sugestão do barista e não entendeu nada?

Seja muito bem-vindo à sua primeira aula de desmistificação de cafés!

Brincadeiras a parte, nossa missão sempre foi ensinar e compartilhar! E se você ainda não entende alguns conceitos básicos para apreciar um bom café, senta aqui e vamos conversar.

A primeira equação fundamental para entendermos um café é a seguinte:

SABOR = AROMA + GOSTOS BÁSICOS

Ou seja, sabor, ou flavor em inglês, é o resultado da soma dos aromas, que são os cheiros que sentimos dentro da boca pelo canal do nariz (via retronasal), mais os gostos básicos: sal, doce, acido/azedo, amargo, umami, dentre outros. Dentre os aromas, podemos viajar na roda de aromas e sabores e ir desde notais incríveis florais, frutadas, de especiarias, achocolatadas… ou então cair em ciladas de notas químicas, resinosas, vegetais ou até mesmo queimadas. A tendência é que cafés legais não te tragam as últimas notas citadas. Sentir notas sensoriais no café é treino de nariz e boca, leva tempo, mas qualquer um pode aprender a educar seu sensorial!

Foto: Specialty Coffee Association

Já no lado dos gostos básicos, ao analisar cafés, ficamos atentos aos seguintes aspectos: doçura, corpo (ou oleosidade, que dá aquela sensação de preenchimento na boca, de gosto de beijo mesmo), acidez (o que te faz salivar. Percebemos ela nas laterais da língua) e amargor (aspecto que não é muito legal de ter num bom café). Um bom café equilibrado e bem torrado vai apresentar os aspectos em harmonia.

A saída é sempre experimentar!

A partir daí você vai conseguir se balizar para escolher cafés com diferentes torras e também perceber qual método de preparo te traz suas características favoritas. Gosta de um café com mais corpo? Que tal uma torra média escura preparada numa cafeteira italiana? Gosta de acidez e uma sensação mais clean na boca? Tente preparar uma torra mais amena no filtro de papel.

Tem dúvidas ou quer compartilhar? Conta com a gente (: