Para nós, faz sentindo ter verdade no processo, ter assinatura e conhecer quem faz. Faz sentido ser local e estar presente na vida de quem consome nosso café. Faz sentindo produzir em uma única origem que traz nossa história. Faz sentido poder se reinventar de forma criativa, sempre. Faz sentido ter sentimento, ter alma.
..enxergar como ninguém o potencial agrícola do Rio de Janeiro e é, principalmente, ter o prazer de dizer que preparar o próprio café será sempre um momento mágico.
..inserir na tradição do não tradicional, é desvendar a sensação de fazer diferente, de ser autêntico. É ver que talento é uma louca combinação de arte e ciência.
..sentir nos detalhes do artesanal a essência criativa de construir e melhorar de forma lúdica.
Ser Tassinari é ser acima de tudo família. Ser Tassinari é estar há quase 40 anos produzindo história.
A origem desta história começa há mais de 50 anos, quando o italiano Paolo Tassinari, patriarca da família, decidiu trocar duas lojas que tinha acabado de construir por uma fazenda. A essência da família sempre foi a agricultura, na longínqua planície do Rio Pó, na Itália. Comprar uma fazenda significava muito mais do que um pedaço de terra, era um resgate à origem e à essência, ser agricultor é um ato de conexão à terra e seus frutos. Era o início da Fazenda São Francisco.
Por nada mais que uma grande coincidência, depois de anos tentando criar bois e galinhas, foi em 1982, por causa de um vizinho que produzia café, e que hoje não existe mais, que lhe veio a ideia de produzi-lo também. Paolo era um cara de teimosia, assim como todos da família Tassinari, e optou por, além de produzir café no abandonado estado do Rio de Janeiro, produzir qualidade, plantando apenas grãos da espécie arábica.
De lá para cá, são 38 anos de história plantados em muitos hectares, e que produzem um café de excelente qualidade na cidade de São José do Vale do Rio Preto, região serrana do Rio de Janeiro.
Paolo se foi, mas a produção da Fazenda São Francisco segue firme com os filhos e ainda com muitas das pessoas que originalmente ajudaram a plantar, cultivar e crescer a produção de café.
Foi então que Paulo Tassinari, o filho do meio da família, decidiu aventurar-se após anos dedicando-se como cafeicultor. Investiu tudo para aprender mais sobre o mundo do café: do grão à xícara, envolvendo toda a maestria de torra e preparo. Foram dezenas de feiras, campeonatos e treinamentos que lhe renderam uma essência diferente, novos olhares. “Fiz muitos amigos, passei por muitos lugares e cheguei à conclusão que tenho muita sorte de estar aqui em família, produzindo, selecionando e torrando o nosso café que produzimos com toda essa paixão e conhecimento aqui, nas montanhas de nosso estado do Rio.” Nascia aí um expert em cafés!
Em 2003, foi dado um passo enorme com a fundação da Escola do Café, a primeira cafeteria do país com o grande propósito de fazer com que a experiência do prazer em degustar um café com uma história de verdade. O grande sonho de Paulo e Suzana, sua ex esposa, foi criar uma marca que inspirasse, educasse e encantasse os consumidores. A Escola do Café foi um movimento pioneiro no Brasil.
A Tassinari Cafés surgiu como o intuito de ser a “resistência”, nadando contra a corrente em diversos aspectos: de produção de qualidade num estado quase esquecido por sua agricultura, da importância de uma torra artesanal, da essência de levar ao cliente final um café direto do produtor, de assinatura. A proposta é mostrar que o melhor resultado é sempre fruto de um interesse coletivo, que vai desde a planta, até o entender do consumidor que café não é somente um gosto, um cheiro. Café é a soma de todas essas histórias que fazem essa gratificante transformação do paladar!
Já estamos na terceira geração de Tassinaris, onde o tom da conversa mudou um pouco, mas continuamos mais do que nunca com uma personalidade fervorosa. Queremos, cada vez mais, estabelecer conversas sinceras e fazer com que você saiba exatamente a origem, a essência e a identidade de quem faz o café que você toma. Para nós, prêmios, selos e adereços são legais, mas um elogio sensato vale muito além!
Atuamos, com muito coração, junto ao supermercado Zona Sul, no Rio. Através do nosso Expert em Cafés Paulo Tassinari, trabalhamos provando, testando cafés e fazendo escolhas para que os clientes possam sempre acertar na compra. Mas isso não é suficiente, nossa missão é também formar pessoas, informar, educar, quebrar paradigmas e inspirar através de aulas e treinamentos a todos colaboradores. Nosso propósito é mostrar que café é muito mais do que café: é cultura, técnica, história e poesia.
Nossa missão educacional nunca vai estacionar! Existem diversos projetos futuros, estamos empenhados em trazer você para o surpreendente e fantástico universo dos cafés! Além disso, estamos projetando produtos irados, totalmente fora da caixa!
Por enquanto a gente pede pra você esperar, mas nós já estamos muito animados (: