Se você acompanha a Tassi há um tempinho, já sabe que nossos cafés, até o dia de hoje, são divididos em três blends assinados por nós: Oro, Nero e Zoli. Todos vindos da mesma origem na Fazenda São Francisco (RJ), 100% arábica e feitos com muito carinho e criatividade pelo time Tassi. A descrição de cada um você encontra aqui no nosso site, na parte de cafés.
Mas hoje o assunto é outro: cápsulas. Demoramos a desenvolver e não fomos pioneiros no mercado de cápsulas, UFA! É exaustivo a gente ter que toda hora se provar como vanguarda, né? Tem vezes que a gente demora em alguns processos e tá tudo bem.
Elas chegaram e vieram cheias de amor. Foi um desafio construir tudo que a Tassi tem a oferecer dentro de uma pequena porção de 5g de café, mas hoje a gente sente orgulho de ter estudado nossos cafés e entendido como eles poderiam continuar brilhando num novo formato.
Sabemos que cápsulas não são para todos: primeiramente pelo paladar, pois nem todo mundo é fã de espresso (método de preparo), segundo pelo volume, sabemos que vocês adoram uma boa xícara grande de café e terceiro pela sustentabilidade, elas ainda não são um item que garante 100% a saúde do planeta (leia até o final).
Porém sabemos que os cápsulas fãs existem em peso e que são pessoas que buscam, além da praticidade, um momento de indulgência: elas querem o melhor café, a dose perfeita e programada para que o preparo não seja uma influência para erro. Ficou confuso? É simples, a cápsula proporciona um momento descomplicado, em que o ato do preparo em máquina dificilmente vai ser muito diferente do resultado buscado.
Tá, Gabi, e qual o diferencial das cápsulas Tassi? Primeiro que elas foram criadas pela Tassi, isso já rende conversa a beça: história da família, história da produção de um café do Rio de Janeiro, do desenvolvimento artesanal, das pessoas que constroem os cafés e também da qualidade dos nossos grãos. Mas o mais divertido dentro das nossas cápsulas é que cada um dos blends encaixa numa necessidade diferente do paladar.
As cápsulas permitem que você troque o café para melhor caber no seu momento, tá aí a beleza delas! Sabemos que o Oro, Nero e Zoli, pelo perfil sensorial de cada um, descem melhor de acordo com a vibe do momento. Pensando nisso, preparei um pequeno guia prático sensorial das nossas cápsulas, trazendo a forma que elas harmonizam melhor com comidinhas e em qual momento do seu dia elas se tornam mais saborosas.
Zoli: não te abandona nunca, é nosso café de todo dia. O Zoli traz sua essência simples e fervorosa para sua cápsula: corpo bem imponente, baixa acidez, doçura presente e um amargor agradável. Com intensidade 8, a cápsula Zoli é ótima para um café rápido para despertar no trabalho, como pré-treino ou então, se formos mencionar harmonizações, como par para alimentos salgados ou gordurosos.
Diquinha de Gabi: cápsula de Zoli com pão de queijo faz parte da minha receita para a felicidade <3
Oro: alô, acidez, é você? Sim, as cápsulas de Oro não poderiam deixar de trazer o brilho clássico que a acidez dá à esse tão querido blend Tassi. Desenvolvemos as cápsulas de Oro com o intuito de ser perfeita para aquele momento só seu (eu + oro = match). A complexidade dos gostos permite um momento de paladar mais elaborado: acidez brilhante, doçura em destaque, bom corpo e baixo amargor. Também a consideramos como intensidade 8, mas que traz um impacto e lembrança bem distintos da intensidade 8 do Zoli.
Diquinha de Gabi: gosto muito de tomar a cápsula Oro sozinha, sem harmonizações. Mas se quero brincar com combinações aposto em docinhos ou biscoitos de doçura mais baixa, já que a própria acidez do blend irá potencializar a doçura do alimento.
Nero: jovem, você já ouviu as músicas do Marvin Gaye? Se não, você ainda não está apto para entender o Nero. Brincadeiras à parte, fiz essa comparação razoável porque o Nero traz esse conforto de um café redondo, bem equilibrado e perfeito para harmonizações com chocolate. Com intensidade 10, o Nero é aquele tiro certo para compartilhar com alguém ou para tomar junto com uma boa sobremesa.
Diquinha de Gabi: Nero + chocolate = amor.
Sobre nossa responsabilidade com o meio ambiente, fazemos parte de um programa de logística reversa junto à Minha Coleta, eles nos dão a possibilidade de compensar todo o material das cápsulas que colocamos no mercado, retirando de outros descartes e direcionando para usinas de reciclagem. Quer saber um pouco mais? Pode nos escrever ou acessar o site da Minha Coleta, ficaremos todos felizes em conversar sobre novas possibilidades de destino de materiais.
Tem dúvidas sobre nossos cafés ou cápsulas? Estamos sempre aqui para te ouvir no [email protected] (: