Querido hipster, esse momento é todo seu!
Faz um tempão que a gente fala, fala e fala sobre cold brew, põe aí uns 4 anos. A bebida que virou super querida entre os americans ainda anda meio devagar por aqui, o que é engraçado, afinal, faz bastante calor por aqui.
Cold brew: é o processo de extração do pó de café, ou de folhas de chá, em temperatura ambiente ou em água gelada. O resultado é uma bebida mais concentrada, com mais cafeína e menos ácida.
Por quê?
Fazer cold brew é arte do tempo. Não estou dizendo que é trabalhoso, porque não é, mas você precisa estar atento ao tempo de extração para entender qual o resultado você gostaria de chegar. No cold brew, o pó de café vai ficar em extração por 8, 12, 16, 24 horas… como a gente sempre diz: você é o autor do próprio café. Mas você vai precisar de algumas pequenas orientações:
– a moagem do café deve ser bem grossa: o café vai ficar em infusão na água bastante tempo, então você vai querer que a superfície de contato seja a menor possível (grânulos mais grossos = menor superfície de contato). Dessa forma a gente evita uma super extração.
– a água deve ser filtrada ou mineral (assim como para todos os métodos) e em temperatura ambiente ou gelada. A extração não vai ser a frio se você usar água quente no processo, certo?
– a proporção de água-café é alta, ou seja, você vai estar fazendo uma bebida concentrada, e, consequentemente, com mais cafeína. É bom ficar atento para não sair tomando litrão de cold brew.
O legal do cold brew é que a gente vai ter um café com resultado sensorial diferente, o sabor é outro. Sim, é uma bebida mais concentrada, mas também menos ácida. Por quê? Quando a gente usa água quente para fazer um café, o calor acaba acelerando o processo de extração, facilitando que os óleos do café se desprendam dos grânulos, indo parar na sua xícara. Se a gente diminui a temperatura da água, a gente dificulta esse processo, dissolvendo menos óleos para a nossa bebida, tornando-a menos ácida e com menos amargor. Curtiu, né?
Mas se eu fizer café com água quente em cima de gelo é cold brew? Não, aí você estará performando um iced coffee, que é legal também, mas te dá outros resultados sensoriais. Porém, se você colocar um cold brew no microondas e esquentá-lo, você ainda terá o resultado do cold brew. Experimente os dois e veja qual te agrada mais.
Quando se trata de cold brew, a gente tem em mãos uma bebida concentrada e versátil, dá para brincar muito com drinks e formas de consumo, vou deixar umas receitinhas no final aqui do post. Por exemplo, você já ouviu falar do Nitro Cold Brew? A gente ama tanto que decidimos fazer um food bike (sem a bike) pra servir nosso cold brew turbinado! Fica doce, cremoso e aveludado, a gente ama essa brincadeira com nitrogênio! Talvez você já tenha nos visto em algum evento pelo Rio.
E agora vamos aos finalmente: como fazer cold brew em casa?
ATENÇÃO: a proporção indicada a seguir é uma sugestão nossa, você sempre pode mudar e experimentar novas receitas.
– 12% de proporção água-café, ou seja, a cada 1L de água de preparo iremos usar 120g de café moído de forma bem grossa (120g a gente pode colocar de forma grosseira umas 12 colheres de sopa bem cheias).
– uma jarra ou uma prensa francesa.
Se você tem uma prensa francesa maior em casa, que ótimo, você tem o melhor instrumento caseiro para fazer cold brew: despeje o pó, a água fria ou em temperatura ambiente, misture e coloque a tampa. Abaixe o êmbolo da prensa apenas o suficiente para o pó submergir por completo, deixando-o praticamente todo levantado.
Se você não tem a prensa não se preocupe, uma jarra faz um bom trabalho também: despeje o pó e a água, misture até todo o pó estar molhado e cubra com um filtro ou coador de voal.
Depois de passadas as horas em infusão (a gente gosta de deixar esse tempo todo dentro da geladeira), é só coar ou abaixar o êmbolo da prensa. Lembre-se, é você quem vai escolher a quantidade de horas, quanto mais tempo de extração, mais concentrado será o cold brew. A gente deixa em média 12 horas, ok?
DICA: para os adeptos à jarra, facilita muito primeiro coar numa peneira normal e depois passar no filtro de papel para café. Fazer tudo direto no coador de papel é cilada!
Agora chegou aquela parte delicinha de dicas de receitas com cold brew!
Cold brew em cubos de gelo: para usar nos drinks, ou no leite.
- Congele o cold brew em forminhas de silicone.
Use 3-4 pedrinhas no leite (animal ou vegetal) e adoce como desejar.
Use as pedrinhas para turbinar drinks alcóolicos ou não.
Drink refrescante com cold brew (não alcoólico): carinhosamente apelidei esse drink de mergulho de domingo, em homenagem Rio.
- 50ml de cold brew concentrado;
- 100ml de água com gás;
- ½ limão espremido;
- 1 ramo de hortelã;
- Gelo;
Bater tudo na coqueteleira e servir.
Cold brew gin tônica: eu falei que esse post era bem hipsterzinho.
- 50 ml de cold brew concentrado;
- 50 ml de gin;
- ½ limão espremido;
- 1 rodela de limão;
- 75 ml de água tônica;
- 5 pedras de gelo;
O legal é tentar fazer uma montagem do drink em que ele possa dissociar o café do restante transparente do drink: colocar o gelo, despejar o gin, o suco de limão e encaixar a rodela; colocar a agua tônica e despejar o cold brew por cima com bastante cuidado.
Olha, sinceramente, esse post virou quase um manual!
Se você ainda tem dúvidas ou quer trocar uma experiência sobre cold brew, manda um alô no [email protected] (: