Cada vez mais a gente tenta desmistificar o preparo de café em casa, não precisa ser algo super conceituado, cheio de balanças e cronômetros. Para preparar um bom café, basta ter um pouquinho dos conhecimentos básicos para se balizar. Lembre-se: você é o autor do próprio café, então permita-se sempre experimentar.
Antes dos baristas das balanças e cronômetros ficarem chateados comigo, esses utensílios são extremamente essenciais em trabalhos sensoriais de testes e precisões. Fazer experimentos de mudanças de proporção são essenciais para que possamos explorar novas possibilidades, e isso é incrível.
Já você que não é barista, mas curte ser o autor do seu café, aqui vão algumas dicas para corrigir erros que você talvez esteja cometendo.
5 erros comuns ao preparar café em casa:
- Grau de moagem errado:
A granulometria é super importante na hora de escolher seu método de preparo. Se usarmos uma moagem muito fininha em um método de tempo de contato água-café maior, iremos fazer uma super extração daquela partícula. Já se usarmos uma moagem mais grossa para um método de tempo de contato curto, a água irá passar rápido demais e vai acabar acontecendo uma sub extração. Aqui vão algumas moagens sugeridas por nós para métodos mais comuns:
Filtrados (coados) – moagem média
Prensa Francesa – moagem média grossa
Moka (cafeteira italiana) – moagem média fina
Cold brew – moagem grossa
Espresso – moagem fina
Lembre-se que quanto mais uniforme sua moagem, melhor será a sua extração.
- Usar água da torneira para preparo:
Se você costuma preparar café ou até mesmo chá com água da torneira pode repensar! A indicação para preparar um bom café é usar água mineral ou filtrada, porque o cloro (entre outros fatores) da água da torneira prejudica o sabor do seu café, acredite!
- Passar o café com água fervendo:
Olha a água aí de novo, gente! Uma boa temperatura da água para extração é entre 92°C e 96°C. Tá, mas como eu sei isso? Quando a água começar a ficar com pequenas bolhinhas e com aquela aparência um pouco leitosa, significa que ela tá por essa faixa de temperatura. Passar o café com água acima de 100°C queimará o seu café e irá extrair amargor para a sua xícara.
- Não esquentar sua xícara antes:
Antes de fazer um café coado, praticamos um ritual 2 em 1: passar água quente no filtro de papel para retirar branqueadores residuais e usar essa mesma água para esquentar a xícara. Se não fizermos isso, passaremos o café e ele esfriará rapidinho. Ah, essa regrinha vale para garrafas térmicas também, ok?
- Esquecer de cuidar da limpeza:
Isso até parece dica de skincare! Brincadeiras de lado, normalmente não tomamos os cuidados devidos com os nossos utensílios: cafeteiras italianas (moka), garrafas térmicas, máquinas de cápsulas etc. Quando a gente para pra reparar elas estão velhas ou cheias de cracas. Para evitar, seque sempre muito bem os utensílios após lavar (cuidado com esponjas abrasivas) e, se puder, guarde-os com papel toalha para retirar a umidade. Quanto às máquinas de cápsulas, após preparar seu café, aperte novamente o botão e faça um fluxo de água quente, isso ajuda muito na limpeza e no sabor do seu café.
Muitas vezes você já está no caminho certo, mas com algumas dicas seu preparo pode ficar incrível! Conta pra gente, como você gosta de preparar seu café em casa?
Ah! E se ainda tem alguma dúvida, manda mensagem pra gente, vamos adorar trocar uma ideia! 🙂